Na Astrologia Védica temos o Vimshottari Dasha, que é a distribuição dos períodos planetários durante a nossa vida. Os sábios diziam que temos um corpo físico capacitado para uma vida de 120 anos, porém, em virtude de nossa alimentação, poluição e outros fatores, não conseguimos chegar até lá (com raríssimas exceções).
Os nove planetas têm uma sequência fixa, que perfazem esse total de 120 anos. No entanto, para cada um de nós, começamos nossa vida num planeta que é determinado pelo regente da Nakshatra de nossa Lua do nascimento.
A distribuição desses 120 anos fica assim:
Ketu – 7 anos
Vênus – 20 anos
Sol – 6 anos
Lua – 10 anos
Marte – 7 anos
Rahu – 18 anos
Júpiter – 16 anos
Saturno – 19 anos
Mercúrio – 17 anos
O planeta que determina o início de nossa encarnação no Vimshottari é o Regente da Nakshatra da nossa Lua do nascimento.
Por exemplo: uma pessoa que nasceu na Nakshatra de Anuradha, começa seu período em Saturno, que é o regente dessa Nakshatra. Após Saturno, ela entrará no período de Mercúrio (17 anos), depois Ketu (7 anos), e assim sucessivamente.
Há 2 tipos de efeitos do Dasha (período), um geral e outro especifico. A natureza básica do planeta causa efeitos gerais, e o efeito especifico é causado pelas condições do planeta no Mapa Astral.
O Dasha é considerado um “pano de fundo” porque normalmente consiste em períodos longos. Logo, sempre damos uma atenção maior para o Bhukti (sub-período), que são períodos menores e podemos sentir seus efeitos diretamente.
Essa sem dúvida é uma ferramenta valiosa para avaliarmos como será um determinado período de nossas vidas.